Níveis Elevados de Colesterol – Um Guia de Especialistas – Blog – Perdaleve

Níveis Elevados de Colesterol - Um Guia de Especialistas - Blog - Perdaleve

Níveis Elevados de Colesterol – Um Guia de Especialistas – Blog – Perdaleve

A AHA recomenda verificar seu colesterol se você tiver mais de 20 anos, para poder determinar seus níveis e tomar as medidas necessárias. Se o colesterol estiver alto, seu médico poderá recomendar um diagnóstico adicional.

O nível elevado de colesterol é muitas vezes hereditário, uma vez que ocorre em famílias. Por outro lado, outros fatores de estilo de vida, incluindo dieta, exercício e peso, também a afetam. Como resultado, pessoas com colesterol alto têm maior probabilidade de sofrer ataques cardíacos, derrames e doenças arteriais periféricas. Infelizmente, o colesterol alto coloca muitos adultos em risco. O início pode ocorrer já aos 20 anos e aumentar com a idade.

Um exame de sangue é a única maneira de saber quão altos estão seus níveis de colesterol. Mas primeiro precisamos saber o que é o colesterol “alto” e como evitá-lo.

Este artigo examinará minuciosamente as causas do colesterol alto, o que fazer se você tiver sido diagnosticado com ele e as formas eficazes de reduzir o colesterol enquanto mantém níveis saudáveis.

Colesterol – Uma Visão Geral

O colesterol é uma substância cerosa semelhante à gordura produzida no fígado e encontrada em todas as células do corpo. É necessário produzir vitamina D , sintetizar hormônios, formar células e produzir os ácidos biliares que auxiliam na digestão dos alimentos. O fígado produz quase 75% do colesterol que seu corpo necessita; o resto você pode obtê-lo através de alimentos como laticínios e carne vermelha .

O corpo humano precisa de colesterol para produzir células saudáveis. Ter muito pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Quando o corpo tem quantidades excessivas de gordura, o que resulta em obstrução das artérias, podem ocorrer doenças cardíacas e outros problemas de saúde. Portanto, qualquer pessoa com mais de 20 anos deve verificar o colesterol pelo menos uma vez a cada cinco anos. E você pode discutir isso com seu médico, que pode ajudá-lo a controlá-lo. 

Se for esse o caso, um plano de dieta personalizado irá ajudá-lo a manter um nível saudável de colesterol, melhorar sua saúde e atingir seus objetivos de condicionamento físico. Por exemplo, você pode reduzir o colesterol com a ajuda do “Receitas para Secar”.

“Receitas para Secar” é a plataforma de saúde e fitness mais popular. Com base em insights de médicos, nutricionistas e instrutores de fitness, o aplicativo ajuda a gerenciar diversas doenças prevalentes no estilo de vida.

Além disso, oferece programas de alimentação e condicionamento físico fáceis de implementar. Conta também com um rastreador de calorias integrado. Além disso, o aplicativo “Receitas para Secar” possui um rastreador para monitorar suas refeições, exercícios, ingestão de água, sono e perda de peso.

Tipos de colesterol

O colesterol é um tipo de lipídio. O fígado produz lipoproteínas para transportar colesterol, lipídios e triglicerídeos pela corrente sanguínea. 

As duas lipoproteínas primárias que transportam o colesterol são a lipoproteína de baixa densidade (LDL) e a lipoproteína de alta densidade (HDL). Para simplificar, estas são as combinações de lipídios e proteínas.

Colesterol “ruim” ou colesterol LDL (LDL-C)

As lipoproteínas de baixa densidade, ou LDL, transportam a maior parte do colesterol no sangue. Este colesterol é “ruim” porque se combina com outras substâncias para formar depósitos de gordura, chamados placas, nas artérias.

Leia mais: Plano de dieta para colesterol – tipos, sintomas e alimentos para comer

O colesterol LDL aumenta quando as pessoas consomem uma dieta rica em gorduras trans e saturadas. A maioria das pessoas é saudável se o seu nível de LDL estiver abaixo de 100. No entanto, os pacientes com doenças cardíacas podem precisar de medicamentos para reduzir os níveis de LDL.

Colesterol “bom” ou colesterol HDL (HDL-C)

A lipoproteína de alta densidade (HDL), também conhecida como colesterol “bom”, HDL ou colesterol “saudável”, é responsável por remover o colesterol “ruim” da corrente sanguínea e evitar seu acúmulo nas artérias.

Leia mais: Um plano de dieta fácil de seguir com baixo teor de colesterol para iniciantes

Se houver mais HDL no sangue, há menos chances de ataque cardíaco ou derrame. Além disso, gorduras saudáveis ​​como o azeite podem aumentar o colesterol HDL.

Triglicerídeos

Os triglicerídeos, uma forma de gordura transportada no sangue e depositada nas células de gordura de todo o corpo, são criados pelo corpo a partir de calorias extras, açúcar e álcool. Os níveis de triglicerídeos são normalmente elevados em pessoas com sobrepeso, sedentárias, que fumam ou consomem grandes quantidades de álcool.

Os triglicerídeos podem tornar as artérias mais frágeis. Por exemplo, suponha que sua pontuação de triglicerídeos seja 150 ou superior. Nesse caso, é mais provável que você desenvolva síndrome metabólica.

Estes são responsáveis ​​por um risco aumentado de vários problemas cardíacos, incluindo acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos, obesidade e hipertensão.

A nota Perda Leve

Você pode ter um risco maior de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral se o seu nível de LDL estiver alto, o que aumenta o seu nível geral de colesterol. No entanto, se o seu nível elevado de HDL for a única razão pela qual o seu colesterol total está elevado, você não correrá maior risco. Uma contagem elevada de colesterol pode ser causada por níveis elevados de triglicerídeos, que são observados quando o excesso de calorias é consumido. No entanto, uma dieta saudável e exercícios podem ajudar a aumentar o HDL, diminuir o LDL e os triglicerídeos e melhorar os níveis de colesterol.

Gráfico de nível de colesterol

Um exame de sangue chamado perfil lipídico fornece essa contagem. Os adultos devem ter um nível de colesterol total inferior a 200 mg/dL, que é a soma de dois tipos de gordura: o colesterol, tanto o “ruim” (LDL) quanto o “bom” (HDL). Você deve manter um nível de colesterol LDL inferior a 100 mg/dL e um nível de colesterol HDL de pelo menos 60 mg/dL.

O gráfico abaixo ilustra níveis ideais para níveis elevados de colesterol. De acordo com o NIH , a maioria das pessoas deveria estar nesses níveis. Os resultados de cada medição são dados em mg/dL.

Nível e categoria de colesterol total

  • Menos de 200mg/dL: Desejável
  • 200-239 mg/dL: limite alto
  • 240mg/dL e acima: Alto

Nível e categoria de colesterol LDL (ruim)

  • Menos de 100mg/dL: Ideal (melhor para sua saúde)
  • 100-129mg/dL: Quase ideal
  • 130-159 mg/dL: limite alto
  • 160-189 mg/dL: Alto
  • 190 mg/dL e acima: Muito alto

Nível e categoria de colesterol HDL (bom)

  • 60 mg/dL e superior: considerado protetor contra doenças cardíacas
  • 40-59 mg/dL: Quanto maior, melhor
  • Menos de 40 mg/dL: um fator de risco significativo para doenças cardíacas

O nível de HDL é a única diferença entre os níveis de colesterol masculino e feminino. No entanto, os níveis de HDL tendem a ser mais elevados nas mulheres do que nos homens. Para os homens, o nível ideal de HDL é de pelo menos 40 mg/dL e para as mulheres é de pelo menos 50 mg/dL.

Compreendendo o colesterol alto

O colesterol alto, também chamado de hipercolesterolemia, ocorre quando você tem muito colesterol no sangue. O CDC estima que quase 94 milhões de americanos sofrem de colesterol elevado

Se os seus níveis de colesterol estiverem elevados, podem formar-se placas, um depósito de gordura, nas paredes das artérias. A placa pode restringir o fornecimento de oxigênio ao músculo cardíaco e interromper o fluxo sanguíneo. Se os níveis de sangue e oxigênio no coração caírem suficientemente, as pessoas podem sentir falta de ar ou dor no peito.

Leia mais: Como reduzir e controlar o colesterol alto?

Um ataque cardíaco também pode ocorrer se a placa bloquear completamente os vasos sanguíneos que fornecem sangue ao músculo cardíaco. Se a placa bloquear um vaso sanguíneo que transporta sangue para o cérebro, você poderá sofrer um derrame. Além disso, o colesterol alto é comum entre pessoas com diabetes.

Sintomas de colesterol alto

O colesterol alto é normalmente uma condição “silenciosa”. Na maioria das vezes, não apresenta sintomas. Muitas pessoas nem sabem que têm colesterol alto até terem complicações graves.

Os sinais reveladores são doença arterial periférica, pressão alta, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Uma triagem de colesterol de rotina é essencial. Um exame de sangue é a única maneira de determinar se você tem.

Leia mais: Colesterol alto: sinais e sintomas

Causas do colesterol alto

Segundo pesquisas , vários fatores podem afetar os níveis de colesterol. Por exemplo, com a idade, os níveis de colesterol total de uma pessoa variam. O género também pode desempenhar um papel. Fatores que influenciam os níveis de colesterol:

Dieta pobre

Seu fígado produz colesterol, mas você também o obtém através dos alimentos. Portanto, consumir quantidades excessivas de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans pode aumentar os níveis de colesterol.

Obesidade

A obesidade e a inatividade são contribuintes adicionais para o colesterol elevado. Os triglicerídeos geralmente são mais elevados em pessoas obesas.

Exercício

Ser fisicamente ativo, em que se segue um regime regular de condicionamento físico, ajuda a aumentar o HDL – o colesterol bom!

História de família

Sua história familiar também influencia seu nível de colesterol. Por exemplo, o colesterol alto tende a ocorrer nas famílias. Portanto, se alguém da sua família imediata tiver, você também poderá ter.

Idade

Mesmo crianças pequenas podem ter colesterol prejudicial à saúde, mas pessoas com mais de 40 anos têm muito mais probabilidade de tê-lo. Além disso, a capacidade do fígado de eliminar o colesterol LDL diminui com a idade.

Fumar e Uso de Tabaco

Fumar e usar tabaco também podem aumentar os níveis de colesterol. Estes podem diminuir o HDL e aumentar o LDL.

Medicamento

Os níveis de colesterol podem aumentar se as pessoas tomarem certos medicamentos, como esteróides, anticoncepcionais, retinóides e alguns medicamentos para pressão arterial, como diuréticos e HIV/AIDS.

Condição médica

Um nível de colesterol mais elevado pode resultar em condições médicas como diabetes, doença arterial periférica (DAP), hiperlipidemia ou hipercolesterolemia, doença renal crónica e VIH/SIDA.

Complicações com colesterol alto

O colesterol elevado pode levar à aterosclerose, uma condição na qual o colesterol e outros depósitos se formam nas paredes das artérias. Esses depósitos de gordura (placas) podem dificultar o fluxo do sangue pelas artérias, o que pode causar os seguintes problemas.

  • Dor no peito ou angina
  • Ataque cardíaco
  • Pressão alta
  • Doença Renal Crônica
  • Doença vascular periférica
  • AVC
  • Desequilíbrio biliar, que pode resultar em cálculo biliar

Gerenciando níveis elevados de colesterol

Existem basicamente duas maneiras de reduzir o nível de colesterol total: mudanças no estilo de vida saudável para o coração e tratamento medicamentoso. Além disso, o NIH oferece recomendações de manejo e prevenção para colesterol elevado. Estes são:

Evite gorduras trans

Seu nível de colesterol no sangue aumenta devido à ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans. Limitar esses alimentos ajudará a regular e reduzir o colesterol no sangue, ao mesmo tempo que segue uma dieta saudável para o coração.

Uma dieta saudável inclui carnes magras, abacates, amêndoas e laticínios com baixo teor de gordura. Além disso, você pode consumir alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3.

Use azeite em vez de “manteiga”.

O azeite pode reduzir o colesterol LDL em 15% quando usado como substituto da manteiga. Além disso, o azeite contém gorduras “boas” saudáveis ​​para o coração. Portanto, opte pelo azeite extra virgem. Estes têm mais antioxidantes e menos processamento.

Controle de peso 

Você pode reduzir o colesterol sem perder muito peso. Mesmo uma perda de peso de cinco quilos pode reduzir o LDL em até 8% se você estiver acima do peso. Seu HDL também está em alta.

Você precisará perseverar, porém, se quiser realmente perder peso. Um a dois quilos de perda de peso por semana é uma meta saudável e alcançável.

Atividade física

Você pode desenvolver doenças cardíacas se não fizer exercícios. O exercício reduz os níveis de LDL no sangue e melhora os níveis de colesterol total. Você pode experimentar atividades simples, como caminhar, participar de uma aula de ioga, ir de bicicleta para o trabalho e praticar esportes. A quantidade ideal de exercício diário é de 30 minutos.

Monitore seus níveis de colesterol

Um teste de colesterol pode examinar os níveis de gordura e colesterol no sangue para determinar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

O CDC recomenda que a maioria das pessoas saudáveis ​​faça exames de colesterol a cada quatro ou seis anos. No entanto, aqueles com maior risco de colesterol elevado ou aqueles com histórico familiar da doença devem fazer testes com mais frequência. 

A nota perda leve

O colesterol alto inicialmente não apresenta sintomas. Portanto, é essencial verificar regularmente os níveis de colesterol. No entanto, evite o tabaco e seus subprodutos, faça exercícios com frequência e siga uma dieta bem balanceada. Nesse caso, você pode atingir e manter níveis saudáveis ​​de colesterol. Além disso, essas mudanças no estilo de vida podem ajudar a diminuir o risco de complicações associadas ao colesterol elevado.

Prevenção

Seguir um estilo de vida saudável para o coração e praticar exercícios são duas maneiras de prevenir o risco de desenvolver colesterol alto. Para ajudar a prevenir e controlar o colesterol alto, você pode:

  • Faça uma dieta com baixo teor de sal, baixo teor de carboidratos e livre de gordura, que enfatize frutas, vegetais e grãos integrais.
  • Evite alimentos que contenham gordura trans e gordura saturada (como alimentos fritos e embalados).
  • Limite o consumo de gorduras animais e use gorduras boas com moderação. 
  • Mantenha um peso saudável.
  • Parar de fumar
  • Atividade física, pelo menos 30 minutos por dia
  • Beba álcool com moderação
  • Gerenciar o estresse

Conclusão

O colesterol alto afeta pessoas de todas as idades, mesmo aquelas que praticam exercícios regularmente e se sentem saudáveis. Além disso, certas condições médicas aumentam o risco de doenças cardíacas e colesterol alto.

Não há sintomas iniciais de colesterol alto. A única maneira de descobrir é com um simples exame de sangue. No entanto, você pode controlar essa condição e evitar complicações consultando seu médico. Siga o plano de tratamento do seu médico e leve um estilo de vida saudável para diminuir o risco de complicações relacionadas ao colesterol alto.

Suponha que você tenha tentado muitas dietas, mas ainda tenha problemas para controlar o colesterol. Nesse caso, é hora de experimentar o Perda leve e mudar sua perspectiva sobre condicionamento físico e nutrição.

Comece sua jornada para reduzir o nível de colesterol imediatamente e use o contador de calorias para monitorar seu progresso. Este premiado rastreador de saúde e calorias ajudou cerca de 15 milhões de pessoas a melhorar sua confiança e perder peso. 

Não existe uma estratégia de condicionamento físico que funcione para todos. Para resolver isso, Perda Leve contém Ria , um suporte humanizado alimentado por IA que oferece conselhos personalizados sobre saúde e perda de peso com base em seus registros de dieta e exercícios. 

O aplicativo Perda leve também pode ajudá-lo a monitorar o seguinte:

  • Ao monitorar sua ingestão de calorias, dieta e rotina de exercícios, o Perda Leve pode avaliar sua saúde e ficar de olho no seu peso.
  • Os especialistas da Perda leve podem usar seus dados. Assim, eles podem ajudá-lo a definir metas saudáveis ​​e trabalhar para alcançá-las. Além disso, você receberá respostas rápidas, opiniões e feedback sobre seu programa de exercícios e dieta.
  • Oferece outras sugestões de estilo de vida e conselhos de profissionais. 

Com o treinador personalizado do Perda Leve, você pode personalizar seu plano de dieta para atender às suas necessidades e preferências alimentares específicas. Além disso, fornece vídeos de exercícios fáceis de seguir. 

Perda Leve está acessível para usuários de iOS e Android . Depois de baixar o aplicativo e adquirir um plano, você pode monitorar rapidamente sua redução de peso, progresso na perda de gordura e calorias diárias. Em última análise, estes ajudam você a reduzir o colesterol. Claro, você deve prestar atenção à sua dieta e rotina de exercícios, seguir as orientações do seu treinador e observar as mudanças.

Perguntas frequentes (FAQ)

P. Como você se sente se seu colesterol estiver alto?

R. Normalmente, não há sintomas específicos associados ao colesterol elevado. O colesterol alto é uma condição na qual os níveis de colesterol no sangue são altos o suficiente para causar problemas de saúde como doenças cardíacas e derrames. Um perfil lipídico ou exame de sangue é a única maneira de determinar os níveis de colesterol.

P. Como posso diminuir meu colesterol rapidamente?

R. É possível reduzir os níveis de colesterol adotando uma rotina de estilo de vida saudável para o coração ou escolhendo medicamentos. Um excelente lugar para começar é com uma dieta saudável para o coração. Você deve eliminar a carne vermelha e os laticínios integrais de sua dieta porque ambos contêm gorduras saturadas que aumentam os níveis de colesterol. Em vez disso, tente se concentrar em comer mais proteínas magras e fibras solúveis. Além disso, o exercício regular, a perda de peso e a abstenção de álcool e fumo podem acelerar a redução do colesterol.

P. Qual é a principal causa do colesterol alto?

R. Vários factores, incluindo uma dieta pouco saudável, inactividade, tabagismo e uma doença subjacente como diabetes ou tensão arterial elevada, podem aumentar os níveis de colesterol no sangue. Idade e sexo também podem ter impacto nos níveis de colesterol.

P. Quais alimentos são ruins para o colesterol alto?

R. Alimentos ricos em gorduras trans e saturadas, como produtos assados ​​embalados, como bolos e biscoitos, carne vermelha e laticínios integrais (manteiga, creme, leite integral, queijo).

P. Quais são os três sinais de colesterol alto?

R. Os sintomas de colesterol alto são raros. Mas se o sangue contiver demasiado colesterol, estes depósitos de gordura e outras substâncias podem acumular-se nas paredes das artérias e causar aterosclerose. Além disso, como esses depósitos podem reduzir o tamanho das artérias e retardar o fluxo sanguíneo, podem causar complicações como dor no peito, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

P. Qual é a melhor bebida para baixar o colesterol?

R. Algumas bebidas e alimentos certos podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Durante uma jornada para perder peso, você pode incluir smoothies de frutas vermelhas, suco de romã, suco de frutas cítricas, vinho tinto, leite de soja e chá verde. No entanto, a redução dos níveis de colesterol leva tempo. Mudanças na rotina alimentar ou no estilo de vida podem levar semanas ou até muito tempo para dar resultados. 

P. O colesterol alto deixa você cansado?

R. O colesterol alto normalmente não resulta em fadiga, mas pode contribuir para problemas cardíacos, como doença arterial coronariana. No entanto, tome uma estatina para tratar o colesterol alto. Você pode sentir fadiga, perda de memória ou confusão como efeitos colaterais. Se sentir algum destes sintomas, você deve discuti-los com seu médico.

P. O colesterol alto pode ser curado?

R. O colesterol alto pode ser reduzido e controlado com dieta, exercícios, perda de peso e, às vezes, medicamentos. O tratamento que você recebe para o colesterol alto varia de pessoa para pessoa e depende do seu nível de colesterol. No entanto, não se pode curar completamente o colesterol elevado.

P. Quais alimentos aumentam o colesterol?

R. Alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como os encontrados na carne, manteiga, queijo, alimentos processados, frituras e laticínios integrais, podem aumentar os níveis de colesterol. No entanto, você pode reduzir o colesterol LDL em 8–10% limitando a ingestão de gorduras saturadas a menos de 7% do total de calorias diárias.

P. As bananas são boas para o colesterol?

R. Devido ao seu alto teor de fibras e potássio, as bananas são uma excelente escolha para reduzir o colesterol e melhorar os níveis de glicose no sangue. Além disso, é uma excelente fonte de fibra solúvel, aumentando a imunidade. Consulte o seu nutricionista Perda Leve, que poderá recomendar a porção e a frequência corretas.

P. O que é um nível de colesterol saudável por idade?

R. Seus níveis de colesterol indicam quanto colesterol está circulando no sangue. O HDL, ou colesterol “bom”, deve ser superior a 60 mg/dl. Seu colesterol “ruim”, ou LDL, deve estar abaixo de 100 mg/dl. O nível de colesterol total – a soma de HDL e LDL – deve ser inferior a 200 mg/dl. Se esses números mudarem, há uma grande chance de que o seu colesterol flutue, o que pode resultar em um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral no futuro. 

P. Qual é o nível perigoso do colesterol?

R. Uma pessoa corre alto risco de doença cardíaca se o seu nível de colesterol total for superior a 240 mg/dl e o seu nível de LDL for superior a 160 mg/dl. Seu nível de HDL é inferior a 40 mg/dl. É melhor consultar um médico se esses números subirem e descerem no seu exame de sangue. Caso contrário, poderá resultar em outras condições de longo prazo, especialmente doenças cardíacas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *