Nível de Glicose no Sangue e Formas de Mantê-lo – Blog – Perda leve

Nível de Glicose no Sangue e Formas de Mantê-lo - Blog - Perda leve

Nível de Glicose no Sangue e Formas de Mantê-lo – Blog – Perda leve

A glicose no sangue, ou simplesmente glicose, é o açúcar que nossa corrente sanguínea transporta para todas as células do corpo para fornecer energia, tornando-a a fonte primária. 

É preciso manter os níveis de glicose no sangue em um nível ideal para reduzir os riscos à saúde e evitar quaisquer condições médicas críticas. Cada alimento que consumimos contribui para os níveis de glicose em nosso corpo. Embora alguns tenham pouco efeito sobre o açúcar no sangue, outros podem aumentá-lo muito acima do nível recomendado, o que é muito prejudicial à saúde.

O corpo humano regula a glicose no sangue e tenta consistentemente mantê-la em um nível moderado, fornecendo apenas o suficiente para abastecer as células e evitar a sobrecarga da corrente sanguínea.

Como resultado, os níveis de glicose no sangue atingem o ponto mais baixo antes da primeira refeição do dia. Além disso, pode mudar ao longo do dia dependendo do que você come.

Dispositivos de monitoramento de glicose no sangue já estão disponíveis no mercado, como o Monitor Contínuo de Glicose (CGM), que pode nos alertar se nosso nível de glicose subir acima do nível recomendado. CGM é um pequeno e poderoso dispositivo de tecnologia de saúde que ajuda a monitorar os níveis de açúcar no sangue em tempo real. Isso ajuda você a decidir quais alimentos consumir e quando queimar calorias.

O que é monitoramento contínuo da glicose? 

Uma vez que os sistemas CGM fornecem dados em tempo real, é possível tomar decisões informadas sobre as suas escolhas alimentares, estado de actividade e outras tendências proporcionais da sua jornada transformacional.

Esses dispositivos são projetados para alertar o usuário quando os níveis de açúcar no sangue atingem um nível alarmante, alto ou baixo, ajudando a tomar as ações necessárias para lidar com isso. 

O CGM incorporado ao novo HealthifyPro ajuda você a obter uma compreensão consistente e holística da sua saúde. O CGM sincroniza com o seu telefone e fornece dados simultâneos sobre os seus níveis de açúcar no sangue.

Seu treinador profissional pode então revisar como sua glicose muda em relação à sua dieta, exercícios, medicamentos e estilo de vida em geral, e ajudá-lo a criar um plano de condicionamento físico personalizado para você. 

HealthifyPro é um pacote completo que vem com uma balança inteligente para manter um controle de mais de 11 métricas corporais, um painel metabólico para verificar sua saúde metabólica, treinadores profissionais para fornecer feedback personalizado e assistência inteligente de IA junto com a experiência avançada de CGM em as pontas dos dedos. 

A pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos EUA confirma que o nível recomendado de açúcar no sangue em jejum está abaixo de 99 miligramas por decilitro (mg/dl). No entanto, esses níveis diferem para quem já tem diabetes.

Além disso, a American Diabetes Association confirmou que os níveis de glicose recomendados para pacientes com diabetes estão entre 80 a 130 mg/dl antes de comer.

E depois de duas horas de alimentação, os níveis de glicose devem ficar abaixo de 180 mg/dl para pacientes com diabetes e abaixo de 140 mg/dl para outros. 

Níveis normais de glicose no sangue por idade

Você pode calcular os níveis de açúcar no sangue em momentos diferentes. Por exemplo, você pode testá-lo durante o jejum ou depois de não consumir alimentos por mais de 8 horas. É porque o açúcar no sangue tende a flutuar durante o dia por inúmeras razões, especialmente depois de comer.

Leia mais: Níveis normais de açúcar no sangue – tudo o que você deve saber

Aqui está a faixa ideal de açúcar no sangue por idade e categoria de pessoas. 

Faixa ideal de glicose no sangue para crianças (abaixo de 6 anos)

  • Antes das refeições: 100-180 mg/dL
  • 1-2 horas após uma refeição: cerca de 180 mg/dL
  • Jejum: 80-180 mg/dL
  • Hora de dormir: 110-200 mg/dL

Faixa ideal de glicemia para adolescentes (6 a 12 anos)

  • Antes das refeições: 90-180 mg/dL
  • 1-2 horas após uma refeição: cerca de 140 mg/dL
  • Jejum: 80-180 mg/dL
  • Hora de dormir: 100-180 mg/dL

Faixa ideal de glicose no sangue para adolescentes (13 a 19 anos)

  • Antes das refeições: 90-130 mg/dL
  • 1-2 horas após uma refeição: cerca de 140 mg/dL
  • Jejum: 70-150 mg/dL
  • Hora de dormir: 90-150 mg/dL

Faixa ideal de glicose no sangue para adultos (20 anos ou mais)

  • Antes das refeições: 70-130 mg/dL
  • 1-2 horas após uma refeição: menos de 180 mg/dL
  • Jejum: Abaixo de 100 mg/dL
  • Hora de dormir: 100-140 mg/dL

Faixa normal de glicose no sangue para mulheres acima de 60 anos que não têm diabetes

  • 2 horas após a última refeição: 90 a 140 mg/dL
  • 2 a 4 horas após a última refeição: 90 a 130 mg/dL
  • 4 a 8 horas após a última refeição: 80 a 120 mg/dL

Dadas estas faixas, um nível de glicose acima de 180 mg/dL deve ser considerado elevado e requer precauções imediatas. Seu nível de açúcar no sangue é perigoso se for superior a 200 mg/dL.

Alternativamente, um nível de açúcar no sangue abaixo de 50 também é perigoso e você pode precisar de ajuda profissional. Se você está preocupado com sua saúde, algumas mudanças importantes no estilo de vida podem ser altamente benéficas. Aqui está um artigo sobre como reduzir os níveis de açúcar no sangue naturalmente para você.

É preciso verificar os níveis de glicose como um teste de triagem para diagnosticar diabetes. Mesmo quando não temos diabetes, podemos até verificar os nossos níveis de glicose através de monitores de glicemia.

O que é nível elevado de glicose no sangue e quais são seus efeitos?

Açúcar elevado no sangue é uma condição médica conhecida como hiperglicemia . A condição é mais comumente enfrentada por pacientes com diabetes, síndrome de Cushing, etc., ou por aqueles que tomam esteróides regularmente. 

Estudos confirmaram que a hiperglicemia ocorre quando o açúcar no sangue ultrapassa o nível recomendado. Assim, resultando em baixos níveis de insulina no corpo ou numa diminuição da sensibilidade das células à insulina. Sem insulina, a glicose não conseguirá entrar nas células e pode acabar se acumulando na corrente sanguínea. 

Não é bom ter hiperglicemia sustentada. Se esta condição persistir por muito tempo, pode levar à resistência à insulina em nosso corpo, pois nossas células podem se tornar menos sensíveis a ela, o que fará com que a quantidade de glicose absorvida seja menor.

É a principal razão que leva ao diabetes tipo 2 . E quando o diabetes se estende por um longo prazo sem atenção médica suficiente, pode afetar os vasos sanguíneos que irrigam diferentes órgãos. Isso inclui rins, nervos, retina e alguns outros órgãos.

Os sérios problemas que se podem obter com a hiperglicemia sustentada são

  • Má cicatrização de feridas
  • Úlceras nos pés
  • Riscos aumentados de ataques cardíacos ou derrames,
  • Disfunção erétil
  • Perda de visão
  • Danos nos nervos
  • Dormência e formigamento
  • Perda de visão
  • Doenças renais que podem levar à insuficiência renal

Estudos também confirmaram que níveis elevados ou baixos de glicose no sangue também podem causar declínio cognitivo. Os sintomas comuns que indicam hiperglicemia podem incluir boca seca, aumento da sede e micção frequente, conforme afirmado neste estudo . Outros sintomas menos comuns incluem fadiga, náusea, visão turva, tontura e dor de cabeça. 

O que é nível baixo de glicose no sangue e quais são seus efeitos?

A condição que resulta no baixo nível de glicose no sangue é chamada de hipoglicemia e pode ser tão grave quanto a hiperglicemia. Infelizmente, as pessoas com diabetes são propensas a essas situações médicas e a hipoglicemia pode ser fatal. 

Alguns dos efeitos que níveis gravemente baixos de açúcar no sangue no corpo podem causar incluem dificuldade de concentração, agressão ou paranóia e confusão ou desorientação.

Os efeitos específicos menos comuns também incluem convulsões e perda de consciência. De acordo com evidências documentadas, os sintomas comuns de hipoglicemia incluem ansiedade, rosto pálido, formigamento nos lábios e tontura, entre outros. 

Aqui está um artigo sobre diabetes e hipoglicemia para ajudá-lo a entender melhor a relação e as complicações subsequentes. 

Como gerenciar um nível ideal de glicose no sangue?

É crucial não apenas para os pacientes com diabetes, mas para todos, manter o nível de glicose no sangue no nível ideal. Novos métodos estão disponíveis para nos ajudar a manter os níveis de glicose no sangue. 

Monitoramento de glicose no sangue

O melhor e mais conveniente de todos os métodos para monitorar nossos níveis de glicose no sangue é um monitor contínuo de glicose no sangue. Esses dispositivos são até recomendados especialmente para pacientes com diabetes por médicos, pois mantêm efetivamente a doença sob controle. Além disso, você pode usar esses monitores para planejar suas dietas e atividades e trazer alimentos ou intervenções médicas. 

Pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 terão que medir os seus níveis de glicose pelo menos uma vez por dia ou, às vezes, várias vezes ao dia, com base na gravidade da sua condição. 

Os monitores contínuos de glicose são bastante convenientes, pois são muito mais fáceis e fornecem uma leitura precisa do nível de glicose no sangue no corpo. Eles também podem registrar as leituras digitalmente em seus dispositivos móveis ou permitir o armazenamento automático de dados.

Por exemplo, o CGM que vem com o pacote Receitas para secar do Perda leve sincroniza com o seu telefone, facilitando a medição dos níveis de glicose no sangue em tempo real e a compreensão da reação do seu corpo a determinadas categorias de alimentos.

Além disso, mede continuamente os níveis de glicose no sangue e traça tendências. Por fim, alerta se algum alimento causou flutuação de glicose no sangue, ajudando você a tomar medidas imediatas para normalizá-lo.

Índice glicêmico

O Índice Glicêmico é a principal métrica para avaliar como um determinado alimento afeta os níveis de açúcar no sangue. O índice glicêmico (IG) ajuda as pessoas a escolher alimentos que não atrapalhem os níveis de açúcar no sangue.

O índice nos mostra os valores que indicam o aumento que um alimento pode causar nos níveis de açúcar no sangue do corpo. A glicose pura, o padrão pelo qual outros alimentos são medidos, tem 100 no índice glicêmico. Qualquer alimento abaixo de 55 é considerado alimento de baixo IG. Qualquer coisa entre 56 e 69 é um alimento com IG médio, e acima de 70 ou mais é um alimento com IG alto.

Itens com alto índice glicêmico causam aumento nos níveis de glicose no sangue, enquanto aqueles com baixo índice glicêmico são os que podem causar flutuações mínimas através de uma liberação lenta de energia. 

Exemplos de alimentos com alto índice glicêmico são doces, sobremesas doces, pão branco, arroz branco, refrigerantes, batatas, etc. Alimentos com baixo IG incluem grãos integrais, proteínas magras, frutas e vegetais sem amido. 

Aqui está uma lista de alimentos com seu índice glicêmico para ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre sua saúde. 

Quais são algumas dicas para gerenciar um nível ideal de glicose no sangue?

Uma pessoa pode tomar várias medidas para controlar os níveis ideais de glicose no sangue e evitar condições como a hiperglicemia. Algumas dicas que você pode seguir para garantir o controle do açúcar no sangue são

  • Você pode seguir uma dieta balanceada rica em frutas e vegetais. 
  • Você deve comer em intervalos regulares e evitar pular refeições.
  • Use um Monitor Contínuo de Glicose para acompanhar regularmente seus níveis de glicose e trabalhar para trazer seus níveis de glicose de volta ao normal se eles subirem acima do nível ideal.
  • Você deve beber água frequentemente em intervalos regulares.
  • Exercite-se regularmente com pelo menos 150 minutos de treinos ou atividades moderadas a intensas por semana.

Equilibrando as porções nas refeições, certifique-se de fazer uma refeição que contenha uma quantidade saudável de proteínas, carboidratos complexos, fibras e gorduras saudáveis.

Resumo

Nosso corpo deve ter níveis ideais de açúcar no sangue para mantê-lo em forma e saudável. Por outro lado, um caso sustentado de níveis irregulares ou extremos de açúcar no sangue pode causar diversas complicações médicas em nosso corpo, sendo a mais importante delas o diabetes. Além disso, na maioria das vezes, a obesidade é uma consequência natural.

Portanto, você deve monitorar seus níveis de açúcar no sangue e procurar maneiras saudáveis ​​de controlar seu peso. Portanto, as pessoas devem manter os níveis de glicose no sangue abaixo de 99 mg/dl.

A melhor maneira de garantir que nosso corpo tenha um nível saudável de glicose é usar um sistema de monitoramento para verificar rapidamente os níveis de glicose no sangue. E a opção mais segura é escolher e consumir alimentos com baixo IG para manter e equilibrar os níveis de glicose no sangue.

Fontes externas

  1. Testes e diagnóstico de diabetes (2022) – https://www.niddk.nih.gov/health-information/diabetes/overview/tests-diagnosis
  1. Hiperglicemia (2022) – https://bit.ly/3VkFLNf
  1. Disfunção Cognitiva Diabética: Da Bancada à Clínica (2020) – https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30727866/
  1. Hipoglicemia: a complicação negligenciada (2013) – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3784865/
  1. Qual é o índice glicêmico (IG)? (2022) – https://bit.ly/3WFcNbT
  1. Índice glicêmico para mais de 60 alimentos – https://bit.ly/3BYHoJs

Perguntas frequentes (FAQ)

1. Quais são os alimentos que reduzem os níveis de açúcar no sangue?

Os alimentos também têm um grande impacto nos níveis de açúcar no sangue. Tenha dietas ricas em proteínas e carboidratos complexos, como trigo, jowar, etc., e pobres em carboidratos simples, como açúcares, farinhas e grãos refinados, produtos de panificação e processados. 

Tenha uma variedade de frutas fibrosas, especialmente aquelas com baixo índice glicêmico, como abacate, cerejas, kiwi, ameixa, maçã, laranja, etc. e vegetais sem amido, como brócolis, berinjela, tomate, pepino, folhas verdes, etc.

2. Quais são algumas maneiras de diminuir meu nível de açúcar no sangue sem usar medicamentos?

A luta para reduzir os níveis de açúcar no sangue não é incomum. Aqui estão as melhores maneiras de controlar o açúcar no sangue por meio de pequenas mudanças no estilo de vida e na dieta.

  1. Manter-se fisicamente ativo pode fazer maravilhas por você. Simplesmente caminhar rapidamente por uma hora ou correr ou correr por meia hora pode ser benéfico para você. 
  2. Você também pode fazer outros exercícios como alongamento ou ioga. Se sua saúde permitir, você também pode fazer alguns exercícios de levantamento de peso ou cardio. No entanto, é aconselhável começar devagar e aumentar gradualmente a intensidade da sua atividade física, dando ao seu corpo tempo suficiente para se adaptar às mudanças. 
  3. Durma o suficiente. A falta de sono reduz o metabolismo, o que leva ao ganho de peso, prejudicando as funções da insulina. 

3. O exercício ajuda com o baixo nível de açúcar no sangue?

Sim, o exercício ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Pessoas com diabetes tipo 2 devem incluir 150 minutos de exercício todas as semanas, totalizando 20 minutos de exercício diário.

Para simplificar, é 1% de um dia de 24 horas. Quando complementados com mudanças na dieta, os exercícios podem ajudar a atingir de 5 a 7% de perda de peso, o que por sua vez pode reverter, retardar ou prevenir o aparecimento do diabetes. 

4. Como posso me livrar do diabetes? 

É uma dura verdade que o diabetes não tem cura. Uma vez diagnosticada a doença, é preciso conviver com ela. No entanto, fazer ajustes na dieta e no estilo de vida irá ajudá-lo a manter o seu nível de açúcar no sangue abaixo dos níveis desejados e a aproveitar os “momentos doces” da vida.

Se você está preocupado com sua saúde, algumas pequenas mudanças no estilo de vida podem ser altamente benéficas. Aqui está um artigo sobre como reduzir os níveis de açúcar no sangue naturalmente para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *