Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais recentemente na forma de cúrcuma em cápsula. 

Será que existe uma forma melhor de consumi-la? A cúrcuma emagrece mesmo? Respondemos algumas das perguntas mais frequentes das redes no texto abaixo, com a ajuda da nutricionista Júlia Canabarro. Acompanhe com a Liv Up! 

O que é cúrcuma?

A cúrcuma é uma especiaria, muito utilizada na nossa culinária como tempero para as refeições em forma de pó, mas seu formato original é de planta. Também conhecida como açafrão-da-terra, é um tempero já bem difundido e estabelecido nas cozinhas brasileiras. 

Porém, historicamente, a cúrcuma vai muito além de um mero tempero, tendo papel importantíssimo no cenário da medicina oriental, principalmente nas culturas chinesa e indiana. Sabia?

A seguir, a gente explica tintim por tintim sobre os benefícios e malefícios da cúrcuma pra você entender melhor. 

Quais os benefícios da cúrcuma?

Existem inúmeros benefícios provenientes do consumo da cúrcuma. No entanto, assim como todo e qualquer alimento que contribui para o bom funcionamento do organismo, é necessário ter cuidado nas quantidades consumidas, o que torna o equilíbrio fundamental na hora de adicioná-la à sua alimentação.

Alguns dos benefícios do consumo da cúrcuma são: fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo doenças repentinas como resfriados e gripes; regulagem da flora intestinal (também conhecida como microbiota intestinal) e dos níveis de colesterol; desintoxicação do organismo, auxiliando no combate às inflamações da pele. Ela serve até mesmo como fator auxiliar na queima da gordura corporal. E quem diz isso é a ciência, viu? Um artigo publicado pela Unipar detalha melhor todos esses benefícios. 

Sim, a cúrcuma auxilia na perda de peso (ou emagrecimento) e isso acontece pelo fato de ela ser um alimento termogênico. Ou seja, o alimento que possui essa propriedade auxilia na aceleração do metabolismo através do aumento da temperatura corporal, o que desencadeia um gasto energético maior, queimando mais calorias e, consequentemente, a gordura corporal. Isso, resumidamente, é o processo de emagrecimento.

No entanto, não será apenas a cúrcuma que fará você eliminar peso ou acabar com a gordura corporal. Isso acontecerá apenas com uma série de mudanças comportamentais e modificações na rotina, aliados a uma boa dieta, exercícios físicos, hidratação e, claro, um acompanhamento profissional de qualidade.

“O principal motivo para seu consumo é devido ao seu grande potencial antioxidante, ou seja, exerce um efeito protetor às células contra o efeito dos radicais livres produzidos pelo organismo. Além disso, também pode ser utilizada de forma terapêutica para auxiliar o processo de digestão, combater gripes e resfriados, estimular o sistema imunológico, aliviar desordens de pele e melhorar a resposta inflamatória natural do organismo.”, resume a nutricionista. 

Além dos benefícios, é importante responder algumas perguntas receosas a respeito do consumo da cúrcuma, assim como possíveis contraindicações. Aqui estão algumas das perguntas mais repetidas nas redes:

Cúrcuma faz mal para os rins

Quando consumida de forma comedida e em pessoas saudáveis, não! Exceto em casos de alergias específicas. 

Faz mal para pressão alta?

Muito pelo contrário, a cúrcuma auxilia no controle da pressão arterial.

E para o fígado?

Quando consumida de maneira equilibrada, não. No entanto, nos EUA houve uma febre de consumo de chá de cúrcuma com adição de pimenta preta que causou inúmeros casos de lesões hepáticas. No entanto, seu gatilho foi derivado do consumo exacerbado e da combinação das duas especiarias.

Cúrcuma faz mal para o estômago?

Assim como para com os rins, ela só tem o poder de causar mal estar ou fazer mal para algum órgão a partir do seu consumo impróprio, seja por quantidade ou pela maneira com que é consumida. Quando ela é adicionada à sua alimentação de forma comedida, não causa nenhum malefício ao seu organismo.

Além disso, é importante ressaltar que nem todo mundo pode consumir a cúrcuma por livre e espontânea vontade, pois ela possui suas contraindicações. Por exemplo: quem possui úlceras gástricas ou até mesmo um histórico de problemas gastrointestinais deve evitar o consumo contínuo e prolongado da cúrcuma. Há também quem possua alergia ou sensibilidade à curcumina, que é o polifenol encontrado na cúrcuma.

Caso tenha ainda dúvidas ou preocupações acerca do consumo da cúrcuma ou qualquer outro alimento, entre em contato com o seu nutricionista e faça uma consulta para tirar suas dúvidas. 

Qual a diferença entre açafrão e cúrcuma?

Apesar da cúrcuma também ser conhecida por açafrão-da-terra, existe uma diferença entre o açafrão e a cúrcuma e ela se encontra na origem de cada um. A cúrcuma (também conhecida como cúrcuma longa ou açafrão-da-terra) é da mesma família do gengibre e o açafrão original vem das flores da planta crocus sativus. Apesar das cores e propriedades semelhantes, possuem proveniências distintas.

Qual a melhor maneira de tomar cúrcuma?

cúrcuma suplemento

Por ser uma especiaria, geralmente é adicionada à dieta através da forma de tempero e aliada às refeições durante os preparos. Mas é preciso tomar cuidado porque, independente do quanto você acha gostoso, é preciso consumir de maneira equilibrada.

No entanto, caso a forma escolhida de consumo sejam as cápsulas, a indicação é ingerir uma cápsula por dia, junto da refeição principal. Normalmente essa recomendação se encontra na embalagem do produto. 

Por que a cúrcuma em cápsula virou tendência?

Existem muitos comentários nas redes a respeito dos inúmeros benefícios da cúrcuma para a nossa saúde, trazendo coisas boas para o organismo, fortalecendo o sistema imunológico e microbiota intestinal, por exemplo. No entanto, nem todos são fãs de usá-la diretamente nos alimentos.

Suplemento de cúrcuma

Para quem não gosta muito do sabor e quer, ainda assim, aproveitar os benefícios, encontra no “suplemento de cúrcuma” a solução. “A grande vantagem de utilizar a cúrcuma em cápsula é por conseguirmos concentrar uma dose mais alta do seu ativo (curcumina) em uma dose. Isso torna sua ingestão mais fácil do que utilizá-la apenas como tempero, por exemplo.”, explica a nutricionista Júlia. 

Além de preencher essa lacuna de consumo, muito tem se falado a respeito dos benefícios diretos trazidos pela suplementação à base de cúrcuma, como o fortalecimento do organismo contra gripes e resfriados, a proposta de aliviar inflamações na pele e o seu papel importante para manter os níveis de colesterol. 

Além disso tudo, ser um agente ativo na perda de peso é apenas mais um dos atrativos que leva o público a correr atrás do produto, fortalecendo o cuidado pessoal, a saúde e o bem-estar do corpo. Claro que, como todo tipo de tratamento ou alimento que traz a ideia de facilitar o emagrecimento, isso causou um buzz nas redes. 

No entanto, assim como em todo e cada momento em que essas promessas viralizam, é importante bater nas teclas básicas do emagrecimento saudável – que só acontece por meio do déficit calórico

É super importante que você saiba que não existem alimentos e suplementos mágicos ou técnicas milagrosas quando o assunto é emagrecimento saudável. Quaisquer métodos que prometem eliminar a gordura corporal de forma não natural e sem sequelas ao organismo são inverdades. O emagrecimento saudável depende de alguns pilares, tais como:

E quando o assunto é comer bem, você tem a Liv Up como seu aliado. Afinal, aqui você encontra refeições deliciosas que reúnem saudabilidade e gostinho de quero mais. São pratos e lanchinhos feitos com ingredientes naturais e receitas incríveis. Assim, comer direitinho mesmo com pouco tempo fica muito mais fácil. Vem garantir seu Liv Up!